segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ATIVIDADE AVALIATIVA BLOCO INTERMEDIÁRIO.

Responda a atividade consultando o livro de informática - Design ou a internet.


1. O que é animação?




2. O que significa FPS?




3. Quantas imagens nossos olhos conseguem registrar?




4. Entre as principais técnicas utilizadas para um filme de animação são: 3D ou CGI, 2D, STOP MOTION, CUTOUT. Caracteriza cada uma delas.




5. Qual a diferença entre “Símbolo” e “Logotipo”?




6. Programa utilizado para criação de desenhos vetoriais bidimensionais:________.




7. Programa utilizado para criação de banners para sites: ________.







8. Marque a alternativa correta.



Os desenhos produzidos com o CorelDraw geram arquivos no formato:________.




a. Arquivo mp3.
b. Arquivo Morto.
c. Arquivo.DOC.
d. Arquivo WMV.
e. Arquivo CDR.







Após a consulta e leitura das informações encontradas nos sites escreva um texto sobre a profissão de Designer e o mercado de trabalho em relação ao jovem estudante.

Webdesigner



"Indivíduo que planeja ou concebe um projeto para sites da internet"
Fonte: Dicionário Michaelis




O que é ser webdesigner?




Webdesigner ou designer de web é o profissional que elabora o projeto gráfico e estético de um site de internet. Ele projeta os elementos gráfico-visuais da página de web, ou seja, a disposição dos ícones, imagens e texto, para produzir um material agradável e funcional para o usuário. As técnicas que este profissional utiliza para o projeto de um site são aplicadas para valorizar o produto exposto e facilitar a utilização. O termo "webdesigner" surgiu com a necessidade que engenheiros, analistas e programadores tinham por conceitos de navegabilidade e estética para a criação de ambientes virtuais de acesso pela rede de internet.




Quais as características necessárias para ser um webdesigner?




É muito importante nesta profissão ter criatividade e sensibilidade artística para perceber as tendências estéticas e visuais que mais agradam ao "internauta", buscando sempre sua satisfação ao acessar o conteúdo da rede. Isto é adquirido através do espírito de observação e crítica, necessários ao profissional.




Características desejáveis




Conhecimento e constante atualização tecnológica
Habilidade para desenho
Interesse por temas da atualidade
Ter ousadia
Ser observador
Grande capacidade crítica
Atenção a detalhes
Habilidade para trabalhar em equipe
Criatividade
Interesse pelas artes em geral
Sensibilidade artística
Bom senso estético
Capacidade de concentração
Conhecimentos da língua inglesa




Mercado de trabalho




O mercado de trabalho para o profissional de web design está em crescente expansão no Brasil e no mundo, devido ao rápido desenvolvimento e ampliação do acesso à internet. Muitas empresas como agências de publicidade, assessorias de imprensa e empresas com conteúdo para inter ou intranet contratam este profissional para atuar no desenvolvimento de seus websites de forma que conquiste o leitor. Os jornais, são outra fonte atrativa para os designers de web, pois cada vez mais vêem suas tiragens diárias reduzidas passando seu conteúdo para a internet. Expandindo ainda mais seu material online (tendo, em países como o Brasil, mais leitores internautas do que aqueles que acompanham a edição impressa), necessitam de programadores de web para o desenvolvimento de suas páginas, de forma que facilite e torne mais rápida à navegação. Assim o webdesigner tem em suas mãos a tarefa de ser a interface entre usuários, sistemas e consumidores.




Curiosidades




O surgimento e a evolução da profissão de webdesigner estão relacionados à história da comunicação em rede virtual. Nos anos 70 e 80, os sistemas informatizados eram impossíveis de serem operados por pessoas sem competência específica, sendo que a única solução era uma profunda adaptação do homem ao sistema. A partir do momento em que a Internet começou a tomar a forma que conhecemos hoje no início dos anos 90, com a utilização de interfaces gráficas de publicação de conteúdo, pessoas que antes utilizavam complexas linguagens de programação passaram a adaptar-se à nova realidade, onde o conhecimento de editoração gráfica se sobrepõe à complexidade técnica de tempos passados. A partir deste período, houve uma gigantesca popularização da informática, com o advento da World Wide Web (www), abrindo opções de trabalho a futuros designers de web. No Brasil, este setor foi impulsionado no final dos anos 90 e início do século XXI com a redução de preço de computadores pessoais e facilidade de acesso à rede.




Onde achar mais informações?
Associação Brasileira de Web desiners e Webmasters
SCDESIGN- Associação Catarinense de Design
Rede Design Brasil
SENAC - SP
Sobre Sites




Texto adaptado em 29/08/2011 do site:
http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/webdesigner