segunda-feira, 14 de maio de 2012

Plano de aula-Mapa Conceitual


PLANO DE AULA


Professor: Arli Norberto Cardoso Ribeiro.

Blocos Intermediários: H, I, J, K. Noturno.

Período: 14 e 15/05/2012.

Componente Curricular Informática.



TEMA

Design Gráfico



PROBLEMATIZAÇÃO

É importante conhecer o Design Gráfico na atualidade?

COMPETÊNCIAS

Reconhecer imagens Bitmaps e vetoriais.

Conhecer Mapas Conceituais.

OBJETIVOS

Pesquisar o conceito de Mapa Conceitual.

Conhecer e manipular formas bidimensionais no CorelDraw e imagens Bitmap no Photoshop a fim de construir seu Mapa Conceitual.


CONTEÚDO

Design Gráfico – CorelDraw – Photoshop - Apostila de informática SEMED.

Metodologia e suas tecnologias

Acessar o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/CorelDRAW e a partir dele utilizar os Hipertextos para pesquisar temas relacionados ao Software CorelDraw e elaborar um mapa conceitual com o resultado da pesquisa.
O CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção de cartazes, etc.
Dessa forma o estudante conhece e pratica a pesquisa utilizando o Hipertexto e, além, conhece outros conceitos relacionados ao tema estudado.

1ª Etapa: Pesquisar utilizando a internet o conceito de Mapa Conceitual.

2ª Etapa: Postar o resultado da pesquisa no Blog criado por cada estudante.

 3ª Etapa: Acessar o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/CorelDRAW e a partir dele utilizar os Hipertextos para pesquisar temas relacionados ao Software CorelDraw e elaborar um mapa conceitual com o resultado da pesquisa.

 4ª Etapa: Utilizar o Programa CorelDraw para criação do Mapa Conceitual.

 5ª Etapa: Os estudantes postarão suas conclusões sobre o tema no blog da disciplina e no ambiente virtual Moodle.



Materiais utilizados: Papel sulfite, caderno, lápis, borracha, caneta, computador e internet.



AVALIAÇÃO

A avaliação será continua, dinâmica e sistematizada levando em consideração a conclusão do estudante, suas análises sobre o tema e o trabalho produzido no laboratório de informática e nas atividades do ambiente virtual, bem como a interação com o grupo e sua conscientização do seu papel na sociedade.





Exemplo de mapa conceitual:


Nenhum comentário:

Postar um comentário