Arli Norberto Cardoso Ribeiro
Tutor: Marcos
Escola Municipal Osvaldo Cruz TRAJE.
Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
1- TEMA
Campo Grande desde a Fazenda Bálsamo.
2- PLANEJAMENTO GERAL
Partiremos inicialmente de questões norteadoras como: Quais os fatores atraíram e fizeram com que pessoas se fixassem nesta região?
Pretendemos através da pesquisa e utilização das diversas mídias de tecnologias educacionais:
· Compreender o processo histórico de formação de Campo Grande.
· Conhecer e compreender os processos e fenômenos naturais e sociais, entender a dinâmica do local onde vivemos.
· Compreender e avaliar as ações do ser humano em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, de modo que construa referências que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais.
· Compreender o processo histórico de formação de Campo Grande.
· Desenvolver iniciativa e autonomia na realização de trabalhos individuais e coletivos.
· Quais as mudanças provocadas pelos povoadores no local onde se instalaram.
· Justificar a vinda de Jose Antonio Pereira para a região de Campo Grande.
· Analisar e pesquisar registros históricos que evidenciam a formação da cidade e o que motivou a imigração de diferentes povos para a cidade de Campo Grande.
3 –REALIZAÇAO DAS ATIVIDADES DE PESQUISA
Atividades realizadas durante a etapa de pesquisa do projeto, estratégias realizadas com os alunos.
Realizamos um debate a partir do ponto será: Quais os fatores atraíram e fizeram com que pessoas se fixassem nesta região?
Utilizamos para pesquisa, além do material didático, consultas a biblioteca e sala de informática. Os estudantes produziam slides em Power point com suas conclusões, tanto da pesquisa como do debate em sala de aula. A segunda parte consistiu em uma visita ao Museu José Antonio Pereira onde os estudantes realizaram mais uma etapa da pesquisa fazendo a coleta de informações sobre o tema.
Tecnologias e mídias empregadas.
No ambiente escolar utilizamos para a pesquisa a biblioteca e laboratório de informática, onde os estudantes receberam orientações para a pesquisa na internet. Foram utilizados Computadores, data show e pendrives.
Durante a visita ao Museu utilizamos vários recursos para fazer o relato digital da experiência (pesquisa) como por exemplo: Celulares, câmeras fotográficas, filmadoras e pendrives.
A próxima fase será a inserção de narração nos vídeos e imagens recolhidas pelos estudantes durante a visita ao museu. Utilizarão para essa tarefa celulares, pendrives e ipod. O texto será elaborado durante as aulas de português e retirados do livro de memórias “Campo Grande – Desde a Fazenda bálsamo” elaborado pela prefeitura.
Conhecimentos, atitudes e procedimentos mobilizados ou aprendidos pelos alunos.
Além do objetivo primário que era estudar e pesquisar os fatores que atraíram os pioneiros de Campo Grande foi necessárias algumas adaptações durante a execução do plano, principalmente em relação a educação patrimonial. Aproveitamos as pesquisas no laboratório de informática para tratarmos do assunto referente à Memória e Patrimônio Histórico, pois alguns estudantes não possuíam um conceito correto em relação a museus e Patrimônio Histórico.
4 – Sistematização e apresentação de resultados.
A conclusão do trabalho será em forma de vídeo que será elaborado pelos estudantes utilizando as imagens, filmagens, gravações de voz (narração).
Serão utilizadas as aulas de História, Informática e Língua Portuguesa. O resultado final será exposto através de mídias e redes sociais (exemplo: Youtube) para toda a comunidade escolar e a sociedade em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário