terça-feira, 5 de março de 2013

História do Computador



HISTÓRIA DO COMPUTADOR.



O computador que conhecemos hoje é uma máquina programável que processa informações. O caminho percorrido para chegar até o estágio de desenvolvimento em que estamos começou com a criação das primeiras máquinas de calcular. Vamos ver alguns fatos marcantes na história da Informática.
A história do Processamento Manual da Informação inicia-se com a invenção do primeiro instrumento de cálculo, o Ábaco – surgido na Babilônia por volta do ano 3000 a.C. O Ábaco era constituído por uma armação de madeira onde eram amarradas, de um lado ao outro, fios contendo pequenas pedras calcárias: os Calculis. Aos fios e seus respectivos Calculis, eram atribuídos valores tais como: unidades, dezenas, centenas. O cálculo era processado pelo deslocamento das pedras de um lado para outro, lendo-se então o total acumulado (soma) ou restante (subtração). Esse instrumento de cálculo contribuiu para desencadear o desenvolvimento de novos instrumentos de cálculo.
Em 1642, o francês Blaise Pascal (filósofo cientista) desenvolveu a primeira calculadora mecânica – La Pascaline, como foi chamada. Essa máquina funcionava através de engrenagens de rodas dentadas que levava os dígitos de uma coluna à outra – realizava somente operações de soma e subtração. Em 1671, o filósofo e cientista alemão, Gottfried Willhelm Von Leibnitz aperfeiçoou a La Pascaline ampliando sua capacidade de operação para multiplicação, divisão e cálculo da raiz quadrada, criando assim a sua Calculadora Universal – através de um engenhoso mecanismo. Contudo, a maior contribuição de Gottfried para a informática atual foi a descoberta da numeração binária que é a base da eletrônica. Para Gottfried a numeração binária possuía características que permitiam a utilização dos conhecimentos das cargas, pois a numeração binária utiliza dois dígitos para fazer suas combinações e as cargas são duas (positiva e negativa). Por serem diferentes, as combinações da numeração binária possibilitam a utilização das cargas sem confusões.
Inúmeros foram os inventos que contribuíram para o surgimento e inovação do computador, por exemplo, a memória magnética – 1900; as válvulas e o interruptor eletrônico – 1906; o analisador diferencial – 1931 etc.
A descoberta da numeração binária dá início a Era dos Computadores Eletrônicos. Em 1944, surge o primeiro computador eletrônico, o Mark I – que apesar de ser menos poderoso do que certas calculadoras de hoje, representa um marco entre a pré-história e a história propriamente dita do computador. O professor Howard Aiken, da Universidade de Haward, com a ajuda da IBM elabora o Mark I, com base na Máquina das Diferenças – calculadora construída pelo matemático e engenheiro inglês Charles Babbge (1792-1971) para calcular tabelas de funções (logaritmos, funções trigonométricas, etc.) sem a intervenção humana. Muitas foram as inovações na estrutura e performance dos computadores desde o seu surgimento. Cada inovação caracterizou uma geração: 1ª Geração – 1946 – são computadores de válvulas, entre eles estão o ENIAC, EDVAC e o UNIVAC.
Eles eram enormes e consumiam muita eletricidade; 2ª Geração – 1948 – É inventado o transistor que substituiu as válvulas com vantagens no que diz respeito à energia; 3ª Geração – final da década de 50 – Concebe-se o Circuito Integrado ou chip; 4ª Geração – 1970 – com o surgimento dos circuitos VLSI (Integração em Grande Escala) os computadores ficam menores e mais rápidos, chegam às casas e estão ao alcance de qualquer pessoa; 5ª Geração – 1980 – surgem os computadores do futuro, possuindo AI (inteligência artificial), capazes de entender a linguagem humana e tendo raciocínio independente.
Desenvolvidos pelos japoneses, os computadores do futuro ou da 5ª Geração são capazes de, entre outras coisas, entender vários idiomas, diagnosticar doenças, fazer análises econômicas, interpretar gráficos estatísticos, jogar cartas, xadrez, etc., então, podemos concluir que esse futuro já chegou! A 5ª Geração é a nossa geração! Fazemos parte da Era da Informática, da Era Digital!

Nenhum comentário:

Postar um comentário